segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Amanacy, Jururá-açú ou Yebé? Quem você é?

O antropocentrismo
e o etnocentrismo
é a busca incessante
da deusificação
do ser humano

...

Eita ser descabido
somos nós
fazemos chover
e estiar
não atoa degelamos
os polos com nossa vontade
de crescer e acumular

Sabidos de sabedoria vulgar
o rico tem sempre
primeiro lugar
o pobre tem sempre
seu lugar

Caminhamos numa corrida
paralelas ou perpendiculares
de subir sem se importar
pisamos nos outros
em nós mesmos
em túmulos de ideias
do passado
querendo justificar
posturas presentes
desfazendo tudo
que pensamos
que sentimos
num futuro próspero
e Rico

...

Nos dizemos sábios
de laboratórios
fazemos testes skinerianos
em nós mesmos
para adaptarmos
robotizarmos
nosso comportamento:
Todos aqueles
que divergem da rotina
ou do pré-traçado
modo de falar
vestir
comer
pensar
são estranhos
não diferentes
rotulados de estranhos
carimbados de malucos
expostos numa vitrine
ou em banquetes fartos
ou em piadas risonhas normais
e vomitados na exclusão

...

Somos deuses?
Ou nos fazemos deuses?
Somos animais?
Ou somos humanos?
Que somos?

...

Seguimos negando
a origem primata
tratando o diferente
como apendice estrangulado
formatando os modos
as modas os tipos
as formas...
fazendo até chover
dentro de uma caixa oca
dentro de um peito seco

...

Meu tédio te atordoa
Deusa da chuva?

Seu egoismo é meu
meu riso irônico
minha lágrima sarcástica
minha tristeza caustica
meu cotidiano cômico
minha vida comum
minha poesia mesquinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário